Contação de Histórias – O sítio do Sr. José

Contação de Histórias – O sítio do Sr. José

Contação de Histórias – O sítio do Sr. José é uma pequena história que escrevi recentemente e que poderá ser sonorizada por crianças a partir de 3 anos. 

Contação de Histórias – O sítio do Sr. José é também uma atividade de Musicalização Infantil que traz uma ideia  simples,  mas que certamente apresenta várias “oportunidades musicais”. Dessa maneira, as crianças poderão não somente fazer parte da história,  como também ajudar com a sonorização. Afinal, atividades com histórias são sempre um meio muito eficiente de desenvolver conteúdos musicais. Portanto, motivam e envolvem as crianças neste “fazer musical“.

Pode parecer um pouco estranho para alguns, mas certamente, professores que já trabalham com este tipo de recurso confirmam a eficiência desta questão: o “fazer musical” é um ótimo caminho para o conhecimento.

A Contação de Histórias e a Musicalização

Tem coisa melhor do que aprender se divertindo? 

Sabemos que a Educação Infantil é a melhor fase para estimular as crianças pelo interesse da leitura. Nesse sentido podemos afirmar que quanto mais trazemos as histórias para as crianças, maior será a probabilidade dela ser uma grande leitora no futuro.

“Era uma vez”… três palavrinhas que abrem as comportas da imaginação, que despertam curiosidade e que aguçam os ouvidos não somente das crianças como dos adultos e principalmente, conquistam a atenção de todos os ouvintes. 

Todo mundo tem um contador de histórias dentro de si!

Mas certamente você deve estar se perguntando… Como assim?

Se prestar atenção, nós contamos histórias o tempo todo e todos os dias: quando você conta a história de um filme que assistiu, daquele episódio da novela, bem como de uma série que passou no Netflix, de um romance, de um best-seller e por incrível que pareça, também nas piadas e nas fofocas. Aliás, tudo traz sempre uma história inserida. 

Acima de tudo, as histórias têm o poder mágico de prender a atenção de quem as ouve, sejam crianças ou adultos.

Recursos como pausa e silêncio, grave e agudo, forte e fraco, são elementos musicais que estão inseridos numa contação de histórias. Você já deve usar, mas provavelmente nunca olhou por este prisma.

Sempre digo nas minhas oficinas que Musicalizar é algo muito mais simples do que muitos pensam, pois não estamos formando professores em Educação Musical e sim, buscando sensibilizá-los para que encontrem a musicalidade que existe dentro de cada um e principalmente neste caso, nas histórias. 

Quer saber mais sobre este assunto? Que tal um curso de Contação de Histórias e Musicalização?

Acesse: http://bit.ly/cursocontação

Aproveitando o tema

Aproveitando a Contação de Histórias – O sítio do Sr. José podemos trabalhar o tema “animais” que é tão importante na Educação Infantil. 

Crianças amam os animais, portanto, reforçar conhecimentos através de atividades de Musicalização Infantil é sempre muito bem aceito por elas. 

Ao mesmo tempo, podemos trabalhar pelo menos três propriedades do som através das vozes dos animais. São elas:

Pense em que atividades onde podemos incluir estas propriedades, principalmente aquelas que despertam ao mesmo tempo as percepções sonoras. 

Então, que tal criar novas atividades de Musicalização Infantil?

Contação de Histórias – O sítio do Sr. José

Seu José morava num lindo sítio cheio de animais. Tinha galinhas, cachorros, gato, vaca, insetos e muitos bichinhos de jardim.

Todos os dias José levantava-se bem cedinho, abria a porta da cozinha e ía direto até o galinheiro para pegar os ovos.

Depois, ía tirar leite da vaca Babalu, voltava para a cozinha com leite e ovos e fazia seu café. O cheirinho era delicioso!!!

Um dia, seu José estava entretido tirando leite da Babalu quando escutou os cachorros latindo sem parar. Um alvoroço danado!

O que será isso? – pensou ele. 

O que está acontecendo?

Largou o café e saiu correndo em direção aos latidos. Chegando lá viu Mimi, a gatinha, em cima de uma árvore. Chorava, chorava, miava, miava a pequena.

O que aconteceu Mimi? Não consegue descer? – perguntou ele.

Mimi chorosa mostrou a patinha com um espinho grande enterrado.

Seu José então entendeu o porquê da Mimi não conseguir descer. Sua patinha estava machucada!

Com jeitinho e delicadeza, Seu José retirou o espinho. Mimi feliz, agradecia com muitas lambidas!

Os cachorros também estava muito felizes e latiam bastante fazendo muita festa!!!

Assim, todos voltaram para o sítio como se nada tivesse acontecido! 

(Texto “O Sítio do Sr. José”- escrito por Celi Redondo)

https://youtu.be/Yr4magFENlg

Deixe um Comentário