Descobrindo sonoridades diferentes
Descobrindo sonoridades diferentes
Descobrindo sonoridades diferentes é uma atividade musical baseada principalmente na estimulação da escuta mais sensível.
Sempre que posso, utilizo atividades com este objetivo para criar na criança a oportunidade de aprimorar sua escuta de uma maneira mais sensível.
Para esta atividade primeiramente é necessário a construção de um “objeto sonoro” chamado de “Beliscofone“.
O Beliscofone é um instrumento de percussão feito com material descartável que utiliza um recipiente e um elástico de dinheiro. A proposta musical é “tocar” ou “beliscar” o elástico como se fosse uma corda de instrumento.
Existem outros tipos de “beliscofone” confeccionados com tubo de PVC e uma bexiga na ponta. No nosso caso, aproveite o material que tinha em casa.
O criador deste instrumento é Gustavo Kurlat, músico, compositor, tradutor, autor e coordenador da Escola Viva e que também dirigiu durante 9 anos os shows do Palavra Cantada.
Objetivos desta atividade
Dentro da nossa proposta de hoje a ideia é além de estimular as crianças na confecção de um “instrumento diferente”, também apurarem a escuta sensível para diferenciar sons produzidos.
Dependendo do aprendizado da criança podemos inserir a escuta sensível para categorizar sons mais graves ou mais agudos, fortes e fracos, de acordo com o tamanho do recipiente utilizado.
Também estamos trabalhando a conscientização e estimulação da prática sustentável na reutilização de materiais descartáveis.
Uma outra proposta dentro do atividade
Para deixar a atividade ainda mais interessante, sugeri que após este trabalho de escuta e categorização, as crianças ouvissem uma valsa.
A proposta aqui é também de conhecimento sobre este gênero musical, seu criador, sua época, costumes, etc…
A valsa escolhida é “Danúbio Azul” de Joham Strauss Filho – peça para orquestra que acabou mais identificada com a Áustria do que o próprio Hino nacional do país.
https://youtu.be/IZ2gtQJxYfU
Maravilhosa! Amei e agradeço por compartilhar seus conhecimentos.
Olá Joana!!! Fico muito feliz que tenha gostado e agradeço muito o seu carinho. Grande beijo prá você!!!