Cantando as Notas com o Caracol

Cantando as Notas com o Caracol

Cantando as Notas com o Caracol é uma atividade de Musicalização para a aprendizagem do nome das notas musicais. Ideal para crianças a partir de 3 anos. 

A atividade para Educação Infantil onde a melodia da canção reforça o conhecimento das notas Dó, Re’, Mi, Fá e Sol em escala ascendente e também descendente.

Com uma letra muito fácil, podemos levar esta canção não somente para o Maternal, como também para o Berçário. Além disso, estaremos também estimulando e brincando com os dedinhos dos bebês.

Cantando as Notas com o Caracol

Dó, Re’, Mi, Fá, Sol
Olha o Caracol
Sempre a descansar
Deitadinho ao sol.

Esta foi uma adaptação que fiz a um antigo trabalho feito para a minha primeira faculdade.

Infelizmente não tenho o registro. Apenas a letra ficou escrita em um caderno. Mesmo assim, pude adaptar para a nossa atividade.

A necessidade de cantar para os pequenos

Uma das coisas que sempre reforço em meus encontros com professores é o fato do “Cantar”.

Na Educação Infantil principalmente, é fundamental!

Mas este cantar terá que ser primordialmente AFINADO. Ou seja: cada nota em seu devido lugar para que as crianças certamente, aprendam corretamente.

Tenho visto muitos vídeos pela Internet de Escolas Infantis trazendo seus trabalhos e atividades com música. Contudo, a maior parte infelizmente, trazem professores desafinados, cantando para as crianças.

Não posso deixar de demonstrar a minha tristeza neste ponto. É preciso enfatizar a necessidade de se cantar afinado para eles. E muitas pessoas me perguntam: “como” ?

É preciso que todos se unam e conversem abertamente sobre o assunto. Provavelmente a pessoa em questão nem saiba que está cantando errado, pois não tem esta condição de se ouvir.

Certamente falo isso de cadeira, porque tenho um filho que não consegue cantar afinado e principalmente não consegue fazer esta distinção.

Vamos cantar sim!!! Sempre!!! Mas vamos usar e abusar de recursos como áudios, mp3, aparelhos de som, caixas de som, Cds, etc…

O que podemos fazer?

Cantar junto com o áudio e deixar que o volume esteja mais alto do que a sua própria voz. Assim, certamente, todos aprenderão a cantar corretamente e ninguém vai perceber que o professor está desafinando.

Agora, se você quiser melhorar e aprender corretamente, procure um profissional da área. 

Professores de canto afirmam que pessoas desafinadas não são incapazes de cantar afinado. Dessa maneira, tudo é uma questão de método, prática e tempo.

Cantando as Notas com o Caracol

Dessa maneira, quero deixar bem claro que não é minha intenção “magoar” ninguém. Quero apenas mostrar que como professores que somos, educadores, precisamos ensinar o certo, o correto. E isto também se aplica à Música.

Espero que todos possam cantar mais e mais!

Grande beijo!!!

Deixe um Comentário