Brincadeira Musical Dança Romena


Caixinha Musical - logo oval

Brincadeira Musical Dança Romena

Brincadeira Musical Dança Romena

Brincadeira Musical Dança Romena

A Brincadeira Musical Dança Romena traz uma atividade de Musicalização Infantil para trabalharmos a pulsação com crianças a partir de 5 anos. 

Sabemos que um dos nossos grandes desafios é tocar uma música inteira sem acelerar ou retardar a marcação rítmica. Se você prestar atenção, quando costumamos bater palmas em uma canção, nem sempre ela termina no mesmo andamento que começou. Esta é sempre uma dificuldade tanto para adultos como para as crianças. Apesar de ser um pouco difícil de se manter, essas habilidades podem, com certeza, ser acertadas com a prática. Portanto, não se preocupe se a atividade não sair perfeita de início.

Aqui na Caixinha Musical já conversamos sobre esses assuntos, mas sempre é bom relembrar:
Andamento é a velocidade de uma peça musical.

Ritmo é a combinação de figuras e pausas musicais. Também é a maneira pela qual um determinado andamento é tocado. O ritmo é quem dá o “pique” da música.

Pulsação é o batimento regular ao longo de uma música. Mostre para as crianças como é a batida do coração normalmente quando estão calmas e depois de uma pequena corrida, como ele acelera. Talvez esta seja a melhor maneira de explicar para as crianças.

Nossa Atividade

A nossa atividade musical de hoje traz uma dança tradicional da Romênia chamada “ALUNELUL”.

Primeiramente vamos entender seu significado. Alunelul é uma dança popular romena que vem da região de Oltenia. A palavra “Alunel” significa “pequena avelã”. O Alunel é muito simples e, portanto, é frequentemente ensinado a principiantes e crianças. (wikipedia)

Quando ouvi pela primeira vez esta canção fiquei encantada e certamente no momento seguinte já estava pensando em suas possibilidades dentro da nossa proposta de Musicalização.

Você poderá criar novas formas, diferentes da que apresentei. Portanto, deve aproveitar o “gancho” e inserir não apenas a questão “musical” como também trazer a cultura deste país.  Isto é: montar um projeto. 

Aqui na Caixinha Musical a proposta é mostrar para as crianças como tocar e sobretudo onde tocar nosso instrumento. Além disso, a canção é bem intuitiva e pode ser transformada também em dança. 

Faça uma pesquisa pela internet e veja quantas possibilidades. Afinal o nosso intuito aqui é facilitar principalmente o seu trabalho com a musicalização, tornando-o acima de tudo, prazeroso.

Aproveite bastante, brinque com eles e bom divertimento!!!

https://youtu.be/QV0G0mWu6wE

Deixe um Comentário