Brincadeira Musical da Sereia

Brincadeira Musical da Sereia

Brincadeira Musical da Sereia é uma atividade de Musicalização para crianças a partir de 4 anos. Você já conhece a canção?

Aqui, antes de mais nada, vamos trabalhar a canção em si. Em primeiro lugar, vamos aprender a letra e a melodia. 

Em pesquisa pela internet encontrei uma outra letra com mais estrofes. Veja abaixo:

Eu morava na areia, Sereia
Mudei para o sertão, Sereia
Aprendi a namorar, Sereia
Com um aperto de mão, oh Sereia

As estrelas no céu correm, Sereia
Eu também quero correr, Sereia
Elas corre atrás da noite Sereia
Eu atrás do bem querer, oh Sereia

Cajueiro pequenino, Sereia
Carregadinho de flor, Sereia
Eu também sou pequenina, Sereia
Carregadinha de amor, oh Sereia

Fui na fonte beber água, Sereia
Na secura água beber, Sereia
Só pra ver as bigodinhas, Sereia
Na veia da água correr, oh Sereia

E você dona Rosane, Sereia
Que tá firme na janela, Sereia
Aquela linda mocinha, Sereia
E ninguém põe a mão nela, o Sereia.

A atividade musical

Em segundo lugar, vamos trabalhar o andamento. Aqui trago algumas opções. Por exemplo:

  • Andando pelo espaço e sentindo a música – Deixe que as crianças andem pelo espaço de acordo com a música. Ou seja: sentindo a música. Só pra ilustrar demonstre para eles o andamento que a música sugere.
  • Com palmas – Peça que andem pelo espaço e ao mesmo tempo que batam palmas no tempo forte da canção.
  • Jogando bexigas para o alto – Em outro dia, traga a mesma canção e brinque de jogar as bexigas para o alto com a mesma leveza que a canção sugere.
  • Balançando um tecido grande – Por fim, leve para a sala um grande tecido e deixe que cada um segure em um pedaço. Vamos acompanhar a canção balançando o tecido?

As Cantigas de Roda

As Cantigas de Roda Tradicionais que também são conhecidas como “cirandas” ou “brincadeiras de roda” não são apenas para crianças. Pelo contrário: também podem fazer parte de brincadeiras musicais para adultos.  Sem dúvida alguma, mais do que passatempos, as brincadeiras de roda desenvolvem, acima de tudo, a expressão oral, a audição e o ritmo. Enquanto rodam e cantam, estão ao mesmo tempo, trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora. E principalmente: conhecendo e aprendendo a coreografia tradicional e sendo assim, poderão posteriormente preservar a nossa cultura.

Você já ouviu falar de “Dança Circular”?
É uma expressão artística que certamente sempre esteve presente na história da humanidade. No nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera e morte. Assim sendo, refletia a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas. (Wikipedia)

Assim, a Dança Circular é uma poderosa prática de bem-estar e desenvolvimento pessoal porque faz bem à mente, à saúde, ao espírito e às emoções. Além disso, ensina cidadania, é terapêutica, estimula a memória e a concentração. E acima de tudo, a Dança Circular é uma atividade principalmente lúdica!

No caso das crianças, certamente esta é uma oportunidade não só maravilhosa, como também uma maneira de conhecer outras canções e aprender novas melodias folclóricas. Além disso, também proporciona o aprendizado de novas coreografias que a letra da canção propõe. 

Normalmente são melodias simples, com letras alegres e divertidas e compostas em compasso binário. Algumas em ternário ou quaternário. Talvez você conheça várias!

Relembrando as mais conhecidas:

  • Ciranda, cirandinha
  • Peixe Vivo
  • Atirei o pau no gato
  • Sapo Cururu
  • O cravo e a rosa
  • Escravos de Jó
  • Pirulito que bate, bate
  • Marcha Soldado
  • Capelinha de Melão
  • Terezinha de Jesus
  • e tantas outras

Brincadeira Musical da Sereia

Na internet sempre podemos encontrar várias atividades musicais para levar para a sala de aula. Portanto, nada impede que você procure outras canções com o intuito de aumentar o repertório musical das crianças.

No caso da Musicalização, podemos principalmente, aproveitar também a questão do movimento e da dança, trabalhando coreografias através da canção.

Aproveite e veja aqui outra ideia prá você!

Por fim, devemos lembrar sempre da importância das Cantigas de Roda em nosso trabalho com as crianças, pois assim como estimulam a imaginação e  a concentração, trabalham também com a criatividade e memória. Portanto, organize rodas e cirandas com as crianças sempre que puder e brinque bastante com eles.

Bom divertimento!

Deixe um Comentário