Brincadeira Musical “A Bandinha da Dona Aranha”

Brincadeira Musical “A Bandinha da Dona Aranha”

Brincadeira Musical “A Bandinha da Dona Aranha” – que tal juntar as crianças e fazer esta atividade?

Uma das músicas mais cantadas na Educação Infantil, principalmente em berçários e maternais é a famosa “Dona Aranha”. Acho que não existe pessoa que nunca ouviu esta canção. Mas sei também que uma das queixas de professores é que já estão “enjoados” de cantar a mesma canção.

Pensando nisso, resolvi aproveitar a música e trazer uma estratégia diferente, que tenho certeza todos irão gostar! Certamente, as crianças partir de 3 anos vão adorar!!!

Montando a Bandinha

Procedimento:

1° dia – Você vai cantar a canção várias vezes até que as crianças já estejam sabendo bem a letra. Depois peça que batam palma junto com a música. Mostre a eles como seria. Cante muitas vezes! 

2° dia – Podemos trazer o primeiro instrumento – o pandeiro. Relembre a canção batendo palmas e depois entregue os pandeirinhos. Cante várias vezes!

3° dia – Como todos já sabem tocar com o pandeiro, agora é a vez das clavas na nossa bandinha. Cante várias vezes!

4° dia – Hoje será a vez dos tamborzinhos! Você poderá aproveitar as latas de achocolatado ou até mesmo vasilhas de plástico para transformá-los em tamborzinhos. Cante muitas vezes, sempre lembrando da marcação como nas palmas, ok?

5° dia – Chegou o dia dos chocalhos! Proceda da mesma forma que nos dias anteriores e não se esqueça: cante muitas vezes!

6° dia – Agora que eles já estão craques tanto na música, na letra e no tocar, é hora de separar a turminha com os instrumentos: turma dos pandeiros, das clavas, dos tamborzinhos e dos chocalhos.

Explique bem detalhadamente que a primeira frase da letra só quem tem pandeirinhos vai tocar, depois na segunda, a turminha das clavas, depois o pessoal dos tamborzinhos e por último, os chocalhos.

Você poderá cantar duas vezes fazendo a separação dos instrumentos por frases na primeira vez e depois com todos juntos na segunda. 

Que tal a Bandinha da Dona Aranha?

Brincadeira Musical “A Bandinha da Dona Aranha”

Uma das coisas mais importantes dentro da Musicalização para crianças pequenas é o conhecimento dos instrumentos. Caso suas crianças não estejam familiarizadas com estes instrumentos, proceda com calma trazendo um de cada vez.

Monte uma caixa decorada, bem linda e coloque o 1° instrumento. Faça uma encenação, um momento mágico e importante e mostre o instrumento para eles. Fale várias vezes o nome e toque. Depois deixe que cada um conheça pessoalmente o instrumento.

Para que não haja “problemas” tenho uma dica valiosa que aprendi com a maravilhosa Educadora Musical Enny Parejo.

Cante uma canção curtinha, como “Pirulito que bate, bate” e avise que cada criança poderá conhecer o instrumento, enquanto a canção está sendo cantada. Assim que acabar, a criança deverá passar o instrumento para outro amigo e você canta a mesma canção novamente.

No começo pode ser um pouco difícil, mas aos poucos eles aprenderão que cada um tem um tempo igual para conhecer o instrumento.

Bom divertimento e bom trabalho!!!

Deixe um Comentário