Brincadeira das Cadeiras Musicais

Brincadeira das Cadeiras Musicais

A Brincadeira das Cadeiras Musicais é uma atividade de reforço sobre o conhecimento dos instrumentos musicais. Uma maneira brincante para trabalhar com crianças a partir de 4 anos. 

Você provavelmente se lembra da brincadeira das cadeiras ou dança das cadeiras que consiste numa roda com cadeiras e com várias pessoas, sendo que o número de cadeiras é sempre menor que os participantes. Uma música de fundo para que os participantes dancem ou andem em volta das cadeiras. Assim que a música pára, todos devem se sentar. Quem ficar em pé sai da brincadeira.

Aqui, estamos adequando a brincadeira à proposta de musicalização. Ou seja: verificar o conhecimento adquirido sobre instrumentos musicais, seus nomes e classificação.

Você poderá utilizar o material que tiver para esta brincadeira. Imagens, fotos ou até mesmo os próprios instrumentos caso você prefira. O intuito aqui é apenas trazer a brincadeira e verificar como está o entendimento das crianças sobre o assunto.

Os instrumentos e suas classificações

Você provavelmente já tenha conversado com eles ou até mesmo  aplicado algum projeto sobre instrumentos musicais.

Sabemos que a maioria dos professores não especialistas tem certa dificuldade em trabalhar com temas assim. E é exatamente por isso, que resolvi trazer esta atividade.

Que tal montar um projeto sobre instrumentos musicais com as crianças?

Faça primeiramente uma verificação sobre quais instrumentos eles conhecem. Mostre imagens de instrumentos mais “populares” como violão, guitarra, bateria, piano, teclado, pandeiro, etc…

A partir daí, você poderá trazer curiosidades sobre instrumentos de uma orquestra. Converse com eles sobre quem já viu de perto uma orquestra. Quem sabe o que é uma orquestra? Quem já assistiu um concerto?

Este é um projeto que poderá durar bastante, pois o objetivo é despertar a curiosidade das crianças em relação aos instrumentos.

Você já viu  que em muitos desenhos, os temas musicais são orquestrados? 

Desenhos do Pica Pau com temas de Chopin ou Liszt ou mesmo cantando “Fígaro” que faz parte de uma ópera chamada “O Barbeiro de Sevilha”. O Pernalonga como maestro ou Tom e Jerry onde os dois querem ser regentes de uma orquestra.

A Disney também traz muitos desenhos maravilhosos com temas clássicos.

 

Brincadeira das Cadeiras Musicais

Você já deve ter percebido que o tema é vasto e pode ter a duração que quiser.

Projetos como esse podem ser um caminho maravilhoso para enriquecer o conhecimento dos futuros cidadãos deste país. E somos responsáveis por esse conhecimento. Fazê-los conhecer é nossa responsabilidade como pais e professores. 

Precisamos construir cidadãos capazes de discernir.  E isso só é possível quando oferecemos outras opções culturais. 

Mostrar o caminho é a melhor forma de construir cidadãos que sabem distinguir a arte e a cultura, pois a massificação veiculada incessantemente é verdadeiramente nociva.

Deixe um Comentário