Benefícios e Contribuições da Musicalização
A Caixinha Musical traz hoje os benefícios e contribuições que a Musicalização pode proporcionar às crianças dentro do âmbito escolar ou em uma Escola de Música.
Aprender música é algo maravilhoso e para a vida inteira!
Sabemos que a primeira infância é uma das fases mais importantes para se aprender, ou seja: dos 2 aos 6 anos de idade. É neste período que acontece o desenvolvimento das estruturas do cérebro e assim, a obtenção das capacidades necessárias para o aperfeiçoamento de futuras habilidades. Melhor dizendo: o momento certo para que a criança entre em contato com a música. Deixando claro que não estamos falando em torná-la um profissional da Música, mas sim de como desenvolver seu corpo e mente através da arte.
Dentro da Musicalização Infantil podemos afirmar que ela desenvolve a capacidade da apreciação musical e a sensibilização dos sons. E isso também pode ocorrer desde bebês em seus primeiros meses de vida.
A Musicalização infantil ajuda a melhorar a coordenação motora, facilita no aprendizado de matemática e desenvolve o raciocínio lógico. Também aprimora a concentração para que a criança se mantenha focada em uma atividade, além de contribuir para o desenvolvimento cerebral em atividades individuais ou em grupo.
Outros benefícios
Podemos elencar outros benefícios que a Musicalização pode trazer para as crianças:
- Melhora a autoestima
- Desperta a criatividade
- Ajuda na superação de desafios
- Aumenta a capacidade de memorização
- Aguça a sensibilidade e a afetividade
- Estimula a paciência e promove a auto disciplina
O ensino da Música e a Criança
É necessário deixar bem claro que estamos aqui destacando a Musicalização para o “fazer musical” dentro do universo escolar ou não. A ludicidade através de brincadeiras e atividades pode e deve encantar todas crianças. Salientando que o professor é quem irá proporcionar este encantamento.
Para desenvolver habilidades musicais a criança irá usar várias funções cerebrais que estimulam os dois lados do cérebro. Para exemplificar perceba que para tocar piano precisamos aprender a ler uma partitura com todos os seus símbolos, decifrando notas, claves, sons, silêncios, etc. Ao mesmo tempo, precisamos executar (tocar). Lembrando que esta “leitura” das notas e compassos sempre está muito à frente do que se toca.
Outro ponto importante a reconhecer é que a Música beneficia no enriquecimento cultural da criança. Conhecer a diversidade de estilos musicais, sua história, sua época, sua cultura, seu país, contribui muitíssimo para este aprimoramento.
Então…que tal musicalizar nossas crianças?