Musicalização Infantil e a Caixinha Musical

Musicalização Infantil e a Caixinha Musical

Muito se fala sobre Musicalização Infantil desde que o ensino de Música tornou-se lei em Agosto de 2008.

Passados mais de 10 anos, infelizmente em muitas escolas este ensino ainda é bem precário e em outros locais quase nulo.

Quando me vi impossibilitada de cantar em 2004, depois do meu Show de 30 anos de carreira, muita coisa mudou.

Por conta de uma fenda nas cordas vocais minha vida profissional virou de pernas para o ar.  Certamente me vi impossibilitada de continuar.

Cantora profissional desde os 17 anos, compositora,  parei de estudar violão quando percebi que cantava muito melhor sem ter que me acompanhar! 

Quando me vi proibida de cantar, percebi que precisava fazer algo urgente na minha vida, mas teria que ser ligado à Música.

A Lei número 11769 de Agosto de 2008 foi o pontapé inicial para a busca sobre “como” entrar neste mercado de trabalho. Foi através dela (a lei) que a minha vida mudou e tomou novo rumo. E hoje, posso dizer que foi a melhor coisa que me aconteceu!

A busca por Cursos Profissionalizantes

Através de vários cursos de Educação Musical Ativa pude incorporar esta “nova didática”. Agora a minha vida musical não era mais como “cantora” e sim como Educadora Musical.

Tive o prazer de estudar com professores e mestres maravilhosos como Uirá Kullmann, Enny Parejo, Roberto Schkolnick, Geny Chaves, Leila Sugahara, Thelma Chan e tantos outros. Assim, a nova visão sobre a forma de ensinar música encontrou o meu coração.

Durante algum tempo, fiquei reclusa, não apenas estudando mas também criando possibilidades de chegar até os professores não especialistas. E foi assim que tudo começou!

Musicalização Infantil tornou-se a minha diretriz, a minha meta, o ar que respiro. E sem dúvida, desde então, tenho conseguido através de brincadeiras e atividades musicais, ensinar de maneira lúdica e eficiente professores não especialistas.

Musicalização Infantil e a Caixinha Musical

O nascimento da Caixinha Musical veio intensificar esta proposta dirigida principalmente a todos que queiram musicalizar crianças através do lúdico.

Sabemos que a Musicalização desenvolve a sensibilidade, a imaginação, a concentração, a percepção sonora. Da mesma forma também envolve outras práticas como dança, pintura, desenho, teatro, trazendo infinitas possibilidades. Possibilidade de encantar as crianças e principalmente, motivar professores não especialistas a arregaçar as mangas e mergulhar neste mundo lúdico/musical.

Esta é a principal meta da Caixinha Musical: trazer ludicidade e encantamento para a Educação Musical de forma simples, objetiva e ajudar todos os professores que quiserem aprender brincando.

Celi Redondo

Deixe um Comentário