Orquestra de Reciclados

Orquestra de Reciclados

Orquestra de reciclados é uma atividade de construção de objetos sonoros para criar com as crianças em casa.

Em tempos de “quarentena” a ideia é trazer opções variadas de entretenimento para as crianças, mas acima de tudo, de aprendizado também.

Esta proposta tem como objetivo despertar a “curiosidade musical” nas crianças através de sons produzidos com materiais que temos em casa. Procure “coisas”, “objetos”, materiais diferentes que produzam alguma sonoridade e incentive as crianças a buscar esse “som” seja ele percutido com as mãos, com colheres, com madeira, etc… A ideia aqui é primeiramente encontrar objetos sonoros.

A criação

A partir daí, vamos selecionar estes materiais e procurar adaptá-los “sonoramente”.

O cabo de vassoura velho poderá se transformar em clavas, se você cortá-lo em pedaços iguais de 20 cms. 

Aquela canequinha de plástico que ficou lá no fundo do armário poderá se transformar em um tamborzinho de mão. Basta incrementar com pedacinhos de e.v.a. colorido.

Garrafas pet que iriam para o lixo poderão se transformar no queridinho das crianças e dos adultos : o pet som, apenas separando o gargalo da garrafa e recortando-o em “franjinhas”. E não se esqueça de tampar esta garrafa, pois elas também são elementos fundamentais para esta sonoridade.

Para o reco-reco é só juntar um cone de linha e um espiral de caderno universitário. E para as baquetas, aproveite aquele “Hashi” (palitinhos japoneses).

Para a construção de uma baqueta você vai precisar de 4 palitos de churrasco juntos e presos com fita crepe e na ponta coloque uma rolha. O som é super interessante e pode ser percutido em superfícies diferentes para produzir sonoridades diferentes também.

Orquestra de Reciclados

Agora que você já construiu todos os instrumentos, que tal separá-los pela altura dos sons produzidos?

Lembra quando conversamos sobre sons graves e agudos? Pois esta “orquestra” poderá facilitar esta busca.

A classificação será por “naipes” como na orquestra de verdade. Aliás, você já assistiu a um concerto ao vivo e à cores?

Como estamos em casa neste período de quarentena, encontre vídeos interessantes na internet com uma orquestra e mostre para as crianças.

Eu sugiro que você acesse: http://brincandodeorquestra.com.br/

Tenho certeza que vocês vão se encantar e aprender muitas coisas interessantes sobre a orquestra. Depois é só brincar de tocar! Que tal? Vamos nessa?

Bom divertimento musical prá vocês!!!

https://youtu.be/V7z_Vdc3VOI

2 comentários

  1. Raquel Júnia em 16 de setembro de 2020 às 19:06

    Amei ?

    • caixinha musical em 17 de setembro de 2020 às 08:33

      Olá Raquel!!! Que legal! Fico muito feliz que tenha gostado e espero que aproveite bastante as minhas dicas. Grande beijo!!!!

Deixe um Comentário