Brincadeira de Criança

Olhando para a infância

Brincar é a linguagem das crianças! Mas certamente, para muitos adultos, a infância é algo que nos faz relembrar momentos mágicos que ficaram guardados com gosto de saudade.

Costumo sempre comentar que brinquei na rua (literalmente), jogando bola até o 1º ano da faculdade. Portanto, posso assegurar com certeza, que aproveitei muito a minha infância.

Saímos de São Paulo – capital e nos mudamos para Jacareí, cidade do interior em 63. Nesta época eu estava com 7 anos.

A casa enorme, linda, com sala imensa, dava vista para uma pracinha arborizada rodeada de outras casas com muitas crianças. Mas o melhor de tudo é que podíamos brincar na rua. Conclusão: rapidamente já estávamos entrosados à nova vida, principalmente nós, os 5 filhos – sou a mais velha! rsrsrs

Brincávamos de tudo: jogar bola, pular sela, bolinha de gude, bilboquê, esconde-esconde, taco, caracol, amarelinha, bafo, colecionar figurinhas…  Que delícia de lembranças!!!

Por conta de todas estas lembranças, fiz uma canção há alguns anos atrás que traz como tema central todas as nossas brincadeiras daquela época. O nome da canção é “Brincadeira de Criança”.

Todas estas brincadeiras de infância me remetem a um momento mágico e muito importante da minha vida. É provável que muitas crianças hoje em dia nem conheçam!

O alerta

Vivemos num mundo conectado virtualmente e as crianças de hoje têm contato direto com a tecnologia. 

Sabemos que as crianças precisam ter acesso a essa tecnologia. Mas antes de tudo é necessário que haja um controle para que seu uso aconteça de forma organizada e principalmente orientada. 

Segundo estudo publicado no “Preventive Medicine Reports”, qualquer criança com apenas 1 hora de uso por dia em frente a algum dispositivo como tablet, smartphone ou até mesmo um computador de mesa, já corre o risco de adquirir problemas como ansiedade e depressão.

Agora imagine o que pode acontecer com crianças menores de 2 anos que usam algum desses dispositivos?

Além disso, neste estudo foi descoberto que crianças até 5 anos que passam mais de 4 horas são mais propensas a ter problemas que afetam o desenvolvimento do cérebro. 

Mas o que dizer neste momento de pandemia em que vivemos?

É necessário que haja um equilíbrio para o desenvolvimento saudável das crianças.

Brincadeira de Criança

Foi pensando nesta questão ao ler estes relatos tão impressionantes que voltei no tempo e me lembrei das inúmeras brincadeiras da minha infância.

Os tempos são outros e eu sei bem disso! Principalmente em meio á uma pandemia que nos impede de sair de casa.

Mas ao mesmo tempo, somos responsáveis por esta geração e é por isso que devemos acima de tudo, criar condições favoráveis para que eles se interessem também por outras coisas.

Vamos relembrar brincadeiras antigas?  Acredito que vão fazer o maior sucesso entre a turminha. Assim, você terá várias opções para brincar com eles. Que tal? Vamos nessa?

Música: Brincadeira de Criança

Esta canção faz parte de um show realizado em 10/12/2020 no Teatro Ariano Suassuna, aqui em Jacareí (SP).

      Brincadeira de Criança - Celi Redondo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *